terça-feira, 22 de março de 2016

Dia Mundial da Água












Hoje, iniciei o dia ouvindo "Prece dos Oceanos" de Corciolli.
Lembro-me,que quando era criança, íamos a praia e colocávamos uma concha no ouvido. Como era bom,ficar ouvindo o barulho do mar e das ondas.Ficava encantada com a natureza, onde tudo era bem mais simples. Corríamos sobre a areia, em busca de conchinhas,até mergulharmos prazerosamente sob as ondas.
Atualmente, as crianças estão mais ligadas nos barulhos dos equipamentos eletrônicos, dos vídeos games,tablets e em colocar um iPod no ouvido, no volume máximo.
É...quanta história rolou de lá prá cá. Quanto Mar, sem mais encantar! Distanciando-se dos sonhos da minha infância, o mar segue esvaziando-se.
Antes,o barulho das ondas, só era superado pelo batuque produzido pelo coração das nossas mães, quando nos acalentaca e abraçava.
A menina Lila, aprendeu nos livros que os animais marinhos, usam a audição para comunicarem-se,buscarem comida, relacionarem-se e procriarem. Triste constatar, que com passagem do tempo,a audição destes animais já não é mais a mesma.
Como toda criança que acredita nas lendas, eu adorava a Baleia Azul, o Boto Cor de Rosa ,a Orca, as Focas(hoje minha filha carinhosamente me chama 'Foca Rosa' )e o Peixe Dourado (que eu acreditava ser uma alusão ao meu nome),
Que triste saber,que a Baleia Azul está ficando surda,a Orca já não consegue ser ouvida como antes , que muitas baleias são encontradas mortas no litoral( morrem de hemorragias nos ouvidos e olhos,causadas pelo barulho dos navios cargueiros.São mais de 100 mil cruzando os mares o ano inteiro, com um ruído que chega até 195 decibéis)e que a pesca indiscriminada matou 90% dos peixes grandes, no período de 1900 até os dias atuais.
Pior ainda, é constatar que o nosso lindo Mar azul,passou a ter outra coloração ,causada pelo lixo ambiental ,do qual as nossas tartarugas alimentam-se. Assim como os corais, as tartarugas estão ficando pálidas e doentes.
É...nosso mar, virou um grande lixão, já que 80% do lixo mundial está no litoral .Assim como a frase bíblica "somos pó e ao pó voltaremos".E tudo retorna em forma de alimento.Mesmo assim,continuam desmatando e poluindo inúmeras áreas preservadas!
Como é triste...saber que 80% da poluição dos Mares é causada por nós, chegando a superar a poluição que fazemos na Terra. Que os dejetos que jogamos nos ralos das pias e sanitários, tem como destino os oceanos. Que o lixo plástico nas águas do Pacífico aumentou em 200%.Que 40% do CO que está na atmosfera é absorvido pelos oceanos.
Desde menina gostei de estórias e da História .Aprendi,que na lendária cidade de Tróia(atual Turquia), os moradores acumulavam o lixo dentro das casas e depois cobriam-os com entulhos. Hoje, lixo e entulhos são jogados bem longe dos lares e acostando-se ao mar. Na Mesopotâmia,aproximadamente em 2.500 a.C. os Nabateus e Beduínos reaproveitavam o lixo para adubar as plantações. Os antigos Maias ,reciclavam cacos de cerâmica e material de construção.
Sei que virou moda ser politicamente correto e reciclar. Mas, de fato os governos não têm implementado políticas, nem campanhas que favoreçam o modismo. . Basta olharmos hoje,a praça de alimentação de um shopping center , entrarmos numa sala de cinema após a exibição de um filme , visitarmos uma praia...é grande a cultura do desperdício e ou da falta de hábitos.
No período de 8000 a 2000 aC. algumas tribos tinham hábitos alementares saudáveis, graças a grande concentração de sambaquis, hoje no lixão 27% do volume total são encontrados açúcares(chocolates, balas, refrigerantes...) e 61,5% são plasticos que costumam demorar dezenas de anos para se degradar.
Se antes,brincávamos no mar transbordando de água. Hoje, sabemos que ele está esvaziando e perdendo a vida, como uma hemorragia, que precisa ser estancada com urgência!
Afinal,a falta de água afeta a população mundial. Não é problema somente para os geólogos,botânicos,políticos e pesquisadores . De acordo com a ONU.78% dos empregos no mundo dependem de recursos hídricos. A Unesco estima que mais de 1,4 bilhão de empregos, ou 42% do total da força de trabalho mundial, são altamente dependentes dos recursos hídricos.“Anualmente, 2,3 milhões de mortes são relacionadas ao trabalho. Doenças contagiosas ligadas ao trabalho contribuem para 17% dessas mortes e, nessa categoria, os principais fatores para a proliferação dessas doenças, mas que podem ser evitados, são água potável de baixa qualidade, saneamento inadequado, falta de higiene e falta de conhecimento”.Segundo o relatório, cerca de 2 bilhões de pessoas necessitam de acesso a melhor saneamento, com as meninas e as mulheres em situação ainda mais precária. Um estudo feito em Bangladesh, com a distribuição de absorventes íntimos em uma empresa onde 80% dos empregados eram mulheres, diminuiu as faltas ao trabalho de 73% para 3%.
Portanto, o mundo é de todos nós que o habitamos. Temos que dar a ele, o formato e a essência que queremos para os nossos netos e as gerações futuras do Planeta.
Temos que cuidar da ÁGUA ,por sabermos que é um elemento indispensável a VIDA
Encerro... com a " Melodia das Águas" , roupa que sempre vestirei !
Lila Dourado



PLANETA ÁGUA
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário